ROTAFIBRA - REVESTIMENTO COM FIBRAS NATURAIS E RECICLADAS
Na familia Rotafibra os principais estudos em evolução são o ROTAFIBRA BAMBU e o ROTAFIBRA PAPEL.
As fibras são tratadas, preparadas e incorporadas na argamassa cimento e areia em proporção de acordo com o uso e as condições gerais
A pesquisa já se encontra em fase avançada e com comprovações de uso que serão demonstrada aqui.
A superficie após curada, fica tal qual o concreto em relação a dureza e durabilidade. É como andar no concreto, já que o cimento entra na mistura como elemento fundamental para criar a aglutinação das particulas. (ver propriedades abaixo)
O objetivo da pesquisa é que o ROTAFIBRA possa andar junto com os movimentos de diminuição de impacto ambiental e que chegando nas mais variadas possibilidades de uso tanto em skateparks quanto para usos diversos da bio construção em residencias e outros e possa também chegar nas comunidades em que mais necessitam soluções economicas, simples e com alto desempenho.
O proximo passo é levar o processo à todos aqueles que acreditam que será a partir de atitudes que possam ajudar na preservação da natureza que estaremos avançando para viver num mundo de harmonia, paz e amor com todo o planeta e com o universo.
As principais caracteristicas e propriedades observadas e comprovadas são:
- Baixa espessura 6 cm
- Sem uso de aço, a fibra cumpre com a tração
- A fibra proporciona flexibilidade
- A fibra retem agua e isso auxilia no processo de cura e controla a retração
- O substrato de apoio deve estar bem regularizado e apiloado
Acerto fino da terra |
Concreto magro aplicado garantindo espessura igual em toda superficie |
Passarinho iniciando a mistura com polpa de papel |
Equipe super especializada, convidada especial Lis junto ao seu pai Ramon |
Leandro e Passarinho em observação do resultado |
Quarter pronto no dia da aplicação |
Aqui o quarter já recebeu o coping block muito bem feito pelo Ramon e eu trabalhei como ajudante |
Felipe teste drive
Passarinho teste drive
Primeira massada
Agradecimento ao Ramon, Tainara, Liz, Gaia e Zeus (QG LONG HILL) por acolher a
PRIMEIRA VIVENCIA EM BIOCONSTRUÇÃO DE PISTAS
ROTAFIBRA PAPEL
BRASILIA DF
JULHO DE 2022
Agradecimento especial a todos os participantes:
Ramon, Tainara, Lis, Passarinho, Fernanda, Melissa (minha filha linda), Leandro,Vinicão, Rosa, Edu, Marcela, Felipe, Daniel, Dawn, Miguelzinho
Historia do Rotafibra
A Rotatori ao longo de toda sua existência teve a pesquisa de novos materiais e ferramentas sempre viva nas suas atividades diarias. Pesquisa para nós sempre foi visto como algo vital.
A base das pesquisas se apoiam na simplicidade, fundamento que nem por um momento perdemos de vista.
Isso significa que tudo o que fazemos não pode requerer complexos processos para adquirir materiais primas ou para criar os sistemas construtivos. Qualquer um em qualquer lugar do planeta pode fazer. Por isso tudo é feito de um jeito simples sem uso de equipamentos sofisticados. E também que seja facil para mostrar como se faz e ainda com uso de ferramentas que possam ser construidas em casa ou nas comunidades.
O ponto marcante da pesquisa foi o ano de 2010, quando após uma bateria de testes em amostras menores mostraram a eficacia do ROTAFIBRA. Então naquele ano, fizemos a primeira mini rampa de ROTAFIBRA PAPEL. E o resultado observado foi muito bom.
Como todo processo em andamento, passamos por ajustes, observamos a necessidade de tomar certas providencias para que pudesse a mistura está pronta para o uso definitivamente.
Recentemente a pesquisa deu um grande passo rumo a comprovação. O QG da Long Hill em Brasilia foi o palco de a PRIMEIRA MINI VIVENCIA EM BIO CONSTRUÇÃO DE PISTAS com o tema ROTAFIBRA PAPEL, que aconteceu no dia 3 de julho para um publico reservado de amigos e amantes do skateboard e da bio construção.
Ao mesmo tempo o SITIO PE NA TERRA abre as portas para a pesquisa com a fibra do bambu e avança no processo de trituração seca das fibras, algo que vai ser o salto definitivo para a obtenção da fibra de forma homogenia, rapida e simples.
George Rotatori
Base de apoio - Madeira espessura 3 cm
Lançamento
Dia seguinte
Giordano e eu no dia do teste