RE Vivencia em bio construção de pistas de skate 2023
Apresentam:
RE VIVENCIA EM BIO CONSTRUÇÃO DE PISTAS SKATE
2023
28 de janeiro de 2023
BRASILIA DF
NUCLEO RURAL PIPIRIPAU II - CHACARA 5/6
A Vivencia decolou
A Vivencia alça voo e pousa pela primeira vez no Sitio Pé na
Terra em Brasilia DF depois de 7 anos percorridos e 10 edições ocorrida na
ARENA RADICAL.
Chega trazendo o novo impulso que reúne todo o conhecimento compartilhado
ao longo dos anos.
Reconhece cada detalhe e cada um que por ela passou,
presente ou a distancia, fazendo parte imprescindível, torcendo e vibrando por
este trabalho.
Acima de tudo, um movimento pela Paz, nos treinando para uma
vida em harmonia com o Planeta através
do skateboard e da construção das pistas.
Convido a todos nesse momento a sintonizar com a energia da
Vivencia que agora recebe o nome RE Vivencia.
A jornada percorrida abre as portas para o novo.
Estaremos onde houver alguém necessitando de paz e pista de
skate, limite é o ceu, vamos envolver o
Brasil e rumo a todo planeta
Nos vemos na RE Vivencia 2023 e daqui pra frente!
George Rotatori Jorginho
TEMA: “A EXPERIENCIA DA ALMA”
RE VIVENCIA 2023
Tres dias antes da vivencia, sentados num toco olhando pra
pista, conversando e buscando uma solução para trazer o papel para incluir na
composição da mistura do revestimento, Daniel e eu nos aprofundamos na reflexão
sobre tudo o que estávamos fazendo e o proposito maior de tudo aquilo.
Lembramos que a vivencia é um celeiro de possibilidades
infinito de desenvolvimento de técnicas e processos construitivos que sejam
principalmente acessíveis e dentro do universo da sustentabilidade.
Do quanto todas nossas atitudes caminham para que as coisas
que descobrirmos cheguem nas mãos daqueles que vibram e necessitam dela.
Recordamos da base de nossa pesquisa que é buscar através da
simplicidade durante todo o processo no uso de ferramentas ou qualquer outra
coisa, pois dessa forma saberemos que qualquer um em qualquer lugar terá acesso
e condições de fazer em seus lugares.
No máximo um liquidificador, um fogão de casa, um pedaço de
madeira.
É claro que em nenhum momento abrimos mão da excelência nos
revestimentos. Queremos sim materiais sustentáveis e acessíveis mas a qualidade
a ser atingida sempre será a máxima e não abriremos mão disso em hipótese alguma.
De outra forma, necessitaríamos de sofisticados
equipamentos, precisão digital ou qualquer outros acessorios fora da condição
de aquisição simples e assim desenvolveríamos processos especiais, caros e inacessíveis.
Estamos longe desse tipo de atitude pois não é o nosso caminho.
Sintonizamos com a natureza para deixar ela nos falar o
caminho que devemos seguir. Nos aprofundamos na observação e alcançamos a
contemplação de tudo o que está diante de nós.
Percebemos que nos aprofundar seria ir para algo mais
simples ainda, mais natural.
E como uma clareza que nos chegava, entendemos que era um
revestimento a base de terra que seria feito na vivencia.
Sabemos que será a partir desse tipo de atitude, sem medo de
errar, é que conseguiremos avançar e chegar em soluções cada vez mais sustentáveis
e naturais. Na realidade não existe a palavra erro, pois tudo o que acontece
numa pesquisa será muito importante para reconhecermos o que fazer e o que não
fazer.
O papel continua sendo uma super possibilidade e com certeza
numa próxima ele estará presente novamente.
Por hora deixaremos a terra nos envolver nesse nosso momento
de pesquisa.
Será uma alegria receber a todos que sentirem de chegar
pessoalmente e estaremos em sintonia com todos os que assistem de seus lugares,
sempre compartilhando tudo o que
fizermos, resultados e todas as amostragens para que tudo o que for descoberto
possa chegar livremente a qualquer um em qualquer lugar desse planeta.
George Rotatori Jorginho
BOAS VINDAS A TODOS E A TODAS!
Com muita alegria anunciamos a Re Vivencia de construção em bio pista de skate 2023, e nessa edição abordaremos os revestimento a base de fibras de papel reciclado.
A Vivencia chegou e isso
significa que a informação está abrangendo de norte a sul do Brasil e indo para
outros países e continentes de todo o mundo.
Quantos mais souberem mais
pistas bem construídas.
Sem contar a alegria que é
projetar e construir pistas.
E vamos cuidar do nosso planeta.
As portas do conhecimento se
abrem a todas as pessoas e grupos que tenham vontade de acessar o Universo da
construção das pistas.
Então vamos entrar!
Bem vindos ao movimento!
Compartilhar, Ensinar, Aprender,
Desenvolver, Difundir, Criar, Simplificar, Melhorar, Ampliar e Transformar
Venha fazer parte do movimento!
Este trabalho é uma síntese
dos 32 anos vividos sob a construção de pistas de skate.
PUBLICO ABRANGENTE:
·
Todas as comunidades de todos os lugares
·
Apreciadores da arte de projetar e construir pistas
·
Todos que tiverem vontade mesmo sem nenhum conhecimento especifico
·
Participação livre para todos e para todas!
·
Muito bem vindas as mulheres e todos!
·
Todas as idades (menores acompanhados e autorizados pelo responsável)
·
Associações e federações
·
Clubes e escolas
·
Profissionais engenheiros, arquitetos e construtores
·
Alunos de universidades de arquitetura e engenharia
·
Pesquisadores
·
Equipes executivas que queiram aprimorar suas técnicas
·
Skatistas
·
Pessoas de todas as modalidade esportiva
·
Pessoal de prefeituras, secretarias de esporte, obras e planejamento
·
Construtoras em geral
CERTIFICAÇÃO:
Emissão do certificado digital de participação na Vivencia em construção de
pistas a todos os alunos.
COMO PARTICIPAR:
1° passo – Inscrição
Enviar uma mensagem para o whats app 61 996652212 falar com Sofia e manifestar sua vontade de participar.da vivencia 2023 e você receberá de volta a ficha de inscrição para
preenchimento contendo as instruções para a confirmação da participação.
Voce poderá descrever porque tem vontade de participar da vivencia e se
achar necessário, poderá enviar arquivos, fotos e desenhos para iniciarmos uma
diálogo.
Conhecer cada um para saber sobre suas aspirações e necessidades no tema da construção de pistas ajudará a fazer uma melhor preparação individual e grupal da Vivencia.
O valor da Vivencia será R$ 350,00
2° passo –
Material de estudo preparatório para a Vivencia
Apostila enviada em pdf para estudo preparatório a Vivencia e canal
aberto para tira duvidas prévio para qualquer esclarecimento e também para que
possamos ir nos conhecendo.
3° passo –
Aulas
A principio será um dia de teoria e atividade de projeto e no outro dia
aula pratica, concretagem de um trecho do banks.
PROGRAMAÇÃO DA VIVENCIA:
Nesta edição a vivencia acontecerá em um dia de forma pratica.
Sabado, dia 28 de janeiro de 2023 a betoneira vai ligar as oito horas da manhã e só vai parar quando acabar.
A noite será a roda do fogo com musica e reflexão.
Logo após a atividade pratica teremos a roda de encerramento e entrega de certificados de participação.
Domingo: roda de conversa e almoço de confraternização
PROPOSITO DA VIVENCIA:
A VIVENCIA EM CONSTRUÇÃO DE PISTAS tem o proposito de difundir as
técnicas construtivas para que todos possam ter acesso a este conhecimento e
chegar nos lugares onde mais necessitam.
Ela traz o conceito da construção para que possa cada um criar suas
formas, diante de sua realidade e das possibilidades do seu proprio local e dos
recursos disponiveis.
Reconhecer o surgimento de um problema nas diversas fases, planejamento,
projeto e execução, antecipando as ações para impedir que ele tome proporções
maiores e que sejam resolvidos de imediato.
Basta um pequeno calombo ou pequena deformação superficial que muitas
vezes é imperceptível quando se olha no geral para que isso possa ser
considerado um problema grave numa pista de skate.
São vários pequenos detalhes feitos de forma equivocada imperceptível ao
olhar geral mas que na realidade para quem anda de skate se torna um grande
incomodo. A vivencia trará para a discussão esses detalhes e as formas para
evitar esses equívocos.
Saber escolher os materiais corretos, fazer as misturas e traços e definir
equipamentos a serem utilizados.
Quando o aprendizado nos chega, desvela se um Universo de possibilidades
e assim construir pistas passa a ser uma grande alegria.
Nos sentimos escultores.
E uma coisa é certa: TODOS PODEM e não há limites, nem físico nem
qualquer outro que impeça alguém de aprender.
TEMA: A EXPERIENCIA DA ALMA
"Essas duas forças agem no mesmo sentido: a destruição e a reconstrução.
Uma que limpa e acaba com tudo aquilo que não é mais necessário.
E a outra que renova e renasce no novo tempo.
E nós interagimos nos dois movimentos com a mesma intensidade.
Iluminando a consciencia na busca elevada da compreensão"
INTRODUÇÃO:
Nessa edição traremos a BIO PISTA nos revestimentos com a utilização da fibra do papel reciclado como base, em baixa espessura, 6 cm, baixo consumo de cimento e sem utilização do aço.
Serão
abordadas as pistas que fazem parte do grupo de
pistas curvas, como as mini rampas, quarters, banks e bowls, que consideramos
essas as de maior complexidade executiva e uma vez que se conhece as técnicas para
esses tipos os outros se tornam mais simples.
A pratica
será fazer um trecho da mini rampa.
ITENS BASICOS QUE ENVOLVE A CONSTRUÇÃO DE PISTAS:
•
Planejamento e design
• Detalhes
imprescindíveis para evitar erros e problemas na execução
• Construção
de ferramentas especiais para curvas e outros trechos
• Estrutura
•
Revestimento envolvendo ferramental específico e técnica construtiva
• Do projeto
ao acabamento - discussão geral de todo o processo e apontando onde podem
aparecer problemas executivos e que comprometem na hora de andar.
• Caminhos da
Bio construção em pistas de Skate
PRIMEIRO:
•
PLANEJAMENTO E DESIGN
Desenhar
pistas de skate é algo infinito de possibilidades, volumes e formas.
Mas para
desenharmos com liberdade precisamos inicialmente reconhecer ao máximo os
detalhes do que se pretende e ser skatista ou ter um skatista na equipe com
experiência em construção e projeto de pistas.
Claro que
mesmo a pessoa não sendo um skatista ou não andando de skate pode sim
participar da concepção de um projeto de uma pista. Muitas vezes a forma e a
estética pode chegar na frente da técnica. Mas logo, em um momento breve, esses
dois devem se encontrar. Tanto que será importante mesmo que atendendo a
questão técnica, a forma, a estética, a beleza e a funcionabilidade geral devem
caminhar juntos.
As pistas
podem ser publicas ou privadas, praças e parques, residenciais ou skateparks
com fins lucrativos ou não, para eventos de tamanhos diversos.
Devemos
lembrar que uma pista de skate é um mobiliário urbano. Ela gera interferência
onde implantada, criando volumes e formas.
Todos são
influenciados de alguma forma, inclusive os que por alí simplesmente passam.
SEGUNDO:
• IMPLANTAÇÃO
Para
implantar uma pista de skate é preciso
reunir as informações relevantes do local e entorno e considerar amplamente
todos os detalhes.
• DEFINIÇÃO
DA ESTRUTURA DE APOIO
Quando se
trata principamente dos banks, bowls, parks e piscinas, poderão essas pistas serem escavadas, como na
maioria dos casos.
Podem também,
de acordo com as particularidades do local onde está sendo implantada, por
motivos diversos, serem construídas acima do nível do solo. Será preciso
analisar amplamente para escolher uma solução que seja a mais eficiente e
harmônica. Para esta segunda forma, acima do nível do solo, será necessário
criar estruturas de apoio.
Na maioria
dos casos as pistas escavadas são a melhores soluções para banks e bowls pois o
apoio já é a propria superfície escavada, desde que as características do
terreno possibilite essa ação.
Áreas de
street podem também serem estruturadas dessa forma, através da moldagem do solo
compactado.
• DRENAGEM
A drenagem
pode ser o ponto mais importante para definir a profundidade máxima de
escavação. Será necessário verificar qual caminho as aguas pluviais percorrerão
e qual o nível máximo possível de escavação.
O ralo é um
elemento importantíssimo que deve ser planejado para que possa não soltar ou
interferir quando o skate passar por sobre ele, não pode soltar parafusos e não pode ter elevações.
Observar a
possibilidade da drenagem ocorrer por gravidade e infiltração no solo, como em
mini rampas, street parks e até mesmo em banks e bowls semi abertos ou quando
construídos em terrenos em declive.
Se possível
planejar armazenamento para reuso das aguas de drenagem.
TERCEIRO:
• DEFINIÇÃO
DA BORDA (COPING)
Coping block
(pedra) ou tubo de aço, geralmente são esses os tipos de borda.
Ocorre também
utilizar os dois num mesmo projeto.
O coping
block pode ser feito em fôrmas como pré moldados ou artesanalmente, fundidos no
próprio local de implantação.
O tubo de aço,
quando em trechos curvos, será calandrado,
geralmente fora da obra e montado in loco, soldado e fixado nas armaduras por
grapas.
Há diferenças
na hora de andar e na sensação que cada um causa. Esse
é um elemento de grande importância no projeto e deve ser planejado
criteriosamente.
• MESTRAS
E ARMADURAS
Depois da
escavação e da definição da borda, geralmente aplicamos o concreto magro que
ajuda no trabalho com as armaduras.
Mestra é o
limite estabelecido que divide os trechos de concretagem.
A mestra do
flete é feita em conjunto com a armadura da laje superficial, geralmente em
tela de aço soldada.
A partir da
técnica adotada optamos por um ferramental de auxilio para as etapas de
concretagem e acabamento.
As
ferramentas de corte de concreto curvo se apresentam como a mais simples e mais
eficiente, resultando em curvas perfeitas.
Sendo assim,
teremos duas mestras principais: a superior que é na região do coping e a
inferior que é no flete e que definem os denominados “panos de concretagem”.
A mestra superior,
nos trechos de coping de tubo de aço, o próprio coping já é a mestra.
Nos trechos
de coping block a mestra superior será a base para o assentamento do coping
block.
A mestra
inferior delimita a curva do flete (parte plana inferior). Uma boa opção é ser
confeccionada com barra de ferro maleável, que permite desenhos variados
orgânicos e por ser flexível faz todo tipo de curva, simplificando o trabalho e
não perdem resistência e formato com o passar dos dias, como no caso de laminados
de madeira que podem deformar-se, abrir as laminas e perder a estrutura e
formato se expostos por tempo prolongado.
• FERRAMENTAS
Para cada
fase uma ferramenta:
Na escavação
tanto a mecânica quanto a manual, são
utilizadas ferramentas curvas para conferir e aprimorar a superfície a ser
moldada, permitindo um trabalho fino com perfeição.
Quanto mais
bem feito este trabalho melhor o desempenho geral, menor consumo de concreto e
melhores condições de aplicação do concreto otimizando todo o processo.
Assim que
lançado e espalhado o concreto no pano de concretagem, é utilizada uma
ferramenta curva, executada com critério, para auxiliar no cortar e sarrafeamento. É
esta ferramenta que define a curva e a perfeição dos trabalhos, por isso, esta
etapa é considerada de importância elevada.
Nesta etapa
surgem frisos e estes devem ser eliminados com auxilio de rodos de
regularização e desempenadeiras de plástico ou madeira, previamente à
desempenadeira de aço que fará o alisamento final.
Perceber os
vários momentos e compreender o comportamento dos materiais nos permitirá
preparar tipos variados de ferramentas para as diversas situações e fases,
côncavos, convexos (cotovelos), trechos retos, intersecções que exijam ser
feitas a “mão livre”..
Para o
alisamento final de uma curva, por exemplo num banks ou bowl, é utilizada a desempenadeira de aço com as
bordas arredondadas. Formatos, tamanhos, flexibilidade e rigidez da ferramenta
são determinados e escolhidos de acordo com cada momento.
QUARTO:
• ACABAMENTO:
MATERIAIS, TECNICAS, FERRAMENTAS, DIMENSIONAMENTO DE EQUIPE
Dimensionar
uma equipe é reconhecer o tempo que temos disponível para fazer o trabalho, o
tamanho da pista e a complexidade do projeto.
Será
necessário qualificar a equipe através de treinos e ensaios que antecedem a
concretagem e assim reconhecendo a capacidade de cada um para determinar o
campo de atuação e dessa forma ter um melhor direcionamento para cada
componente.
Será
imprescindível ter na equipe de revestimento pessoas que sabem fazer um bom
acabamento em pistas e já terem vivido esse processo.
Importante
ter internalizado a percepção do tempo e
do conhecimento do comportamento dos
materiais.
Sempre se inicia uma concretagem nas horas iniciais da manhã.
Necessario planejar os panos de concretagem e realizar um cronograma para
melhor organização do processo geral.
As intempéries determinam a preparação do ambiente: frio excessivo, calor excessivo, neve, chuvas. Para cada caso haverá uma necessidade especial que devemos dar atenção redobrada para prever estruturas auxiliares.
BIO PISTA
O revestimento que denominamos BIO PISTA será um tema de importância maxima.
BIO PISTA é uma mistura composta pela fibra do papel reciclado como base, cimento e areia oferecendo carga mineral.
AUTO CURA:
A fibra do papel cria na mistura a auto cura. A água que envolve o papel em polpa permanece durante todo o periodo de cura inicial e isso possibilita ocorrer a cura de dentro para fora.
A vivencia abrira a reflexão sobre os caminhos da Bio construção em pistas de Skate, este é um assunto que será tratado de forma muito especial e com uma importância vital nos dias de hoje.
Abaixo o resumo
do que deve ser observado e preparado para o inicio dos trabalhos de
revestimento.
Como planejar
os trechos de concretagem
Planejamento
do ambiente de trabalho, equipamentos a serem utilizados e fluxo de
movimentação, assim como os acessórios necessários.
Definição do
traço.
Definição e
preparação das ferramentas de pre alisamento e de alisamento final,
Concreto
usinado ou virado na obra.
Lançamento
manual ou via projeção
Dimensionamento
e qualificação da equipe.
A aplicação da mistura BIO PISTA ocorre s
“REVESTIMENTO
FINAL, A PELE DA PISTA”
Será um dia de aplicação do revestimento BIO PISTA, demonstrando e comentando sobre os eventos que
podem ocorrer ao longo dos trabalhos e como lidar com eles, já que na maioria
das vezes, ocorrem naturalmente e conhecermos os procedimentos para que eles
não comprometam a qualidade e resistencia, como por exemplo as chuvas, excesso
de calor ou frio que inclusive podem interferir no tempo de cada etapa.
São muitas
atividades ocorrendo simultaneamente: a preparação do concreto, a movimentação,
o lançamento, nivelamento, corte, pre alisamento e alisamento final e quanto
mais planejado e organizado todo o processo, menor possibilidade de ocorrerem
eventualidades que possam atrapalhar e comprometer a qualidade dos trabalhos,
evitando acidentes inclusive.
E ainda falaremos sobre o tratamento da cura úmida do concreto até atingir as
resistências máximas.
Após a aula
pratica, será aberto para perguntas e comentários e em seguida ocorrerão a roda
de encerramento com transmissão ao vivo.
Yeaaaah
Nos vemos na
Vivencia!
George Rotatori Jorginho