ALQUIMIA EM BIO CONSTRUÇÃO DE PISTAS DE SKATE - 02 de setembro de 2023
https://pousadaalquimiamg.com.br/
Oingo Boingo - Musica tema da Vivencia
PROJETO ROTATORI
Apresenta:
A ALQUIMIA EM BIO CONSTRUÇÃO DE PISTAS DE
SKATE
AIURUOCA, MINAS GERAIS
BRASIL
ROTAFIBRA PAPEL
02 de setembro de 2023
TEMA: “A Alquimia da transformação dos elementos”
Polpa do papel sendo acrescentada na mistura para ser aplicada no quarter do bowl do Ramon em Brasilia |
Quarter de papel no bowl do Ramon, Brasilia |
Pico do Papagaio, Aiuruoca, MG |
Vista do Pico do Papagaio - Aiuruoca MG |
Poço Joaquim Bernardo - Aiuruoca MG |
BOAS VINDAS A TODOS!
Com muita alegria anunciamos
a
VIVENCIA ALQUIMIA EM BIO CONSTRUÇÃO DE PISTAS DE
SKATE 2023.
Uma vivencia única em que
faremos parte da alquimia dos elementos e a mística transformação.
O que há na profundidade da
construção de pistas? Porque nos alegramos tanto quando estamos construindo
pistas? De onde vem esse sentimento que não conseguimos descrever e que no
acompanha por toda a vida e nos coloca num caminho tão bom?
Uma submersão no Universo da construção de pistas.
Aiuruoca em Minas Gerais recebe
o legado e a Vivencia aterrissa nesse lugar magico de cenários ainda intocáveis.
E a informação segue abrangendo
de norte a sul do Brasil e indo para outros países e continentes
Seguindo nossa base
original: quantos mais souberem mais pistas bem construídas.
Sem contar a alegria que é
projetar e construir pistas.
As portas do conhecimento se
abrem a todas as pessoas e grupos que tenham vontade de acessar o Universo da
construção das pistas.
Então vamos entrar, bem vindos ao
movimento!
George Rotatori
Zozinho
Compartilhar, Ensinar, Aprender,
Desenvolver, Difundir, Criar, Simplificar, Melhorar, Ampliar e Transformar
Venha fazer parte do movimento!
Este trabalho é uma síntese
dos 33 anos vividos sob a construção de pistas de skate.
INFORMAÇOES:
George Rotatori Jorginho
11 98887 4864
LOCAL:
POUSADA ALQUIMIA
https://pousadaalquimiamg.com.br/
Estrada Nho Nho Benfica km 2 -
Angay Pequeno,
AIURUOCA - MG, BRASIL
CEP 37450-000
Gaia aguarda a todos |
Pousada Alquimia onde acontecerá a Vivencia |
Cachoeira dos Garcias - Aiuruoca MG |
EVENTO PRESENCIAL
PUBLICO:
·
Todas as comunidades de todos os lugares
·
Apreciadores da arte de projetar e construir pistas
·
Todos que tiverem vontade mesmo sem nenhum conhecimento especifico
·
Participação livre para todos e para todas!
·
Muito bem vindas as mulheres e todos!
·
Todas as idades (menores acompanhados e autorizados pelo responsável)
·
Associações e federações
·
Clubes e escolas
·
Profissionais engenheiros, arquitetos e construtores
·
Alunos de universidades de arquitetura e engenharia
·
Pesquisadores
·
Equipes executivas que queiram aprimorar suas técnicas
·
Skatistas
·
Pessoas de todas as modalidade esportiva
·
Pessoal de prefeituras, secretarias de esporte, obras e planejamento
·
Construtoras em geral
CERTIFICAÇÃO:
Emissão do certificado digital de participação da grupo Vivencia em construção de
pistas a todos os alunos participantes.
COMO PARTICIPAR:
1° passo – Inscrição
A Vivencia acontecerá na pousada Alquimia, https://pousadaalquimiamg.com.br/, onde hoje é a base do Projeto Rotatori. A estadia e alimentação será no propria pousada. Entrar em contato pelo whats app +55 35 9924-6791 falar com Meire Bioni
Enviar uma mensagem por whats app 55 11 988874864 manifestando o interesse na Vivencia e
você receberá de volta a ficha de inscrição para confirmação e instruções.
Voce poderá descrever porque teve vontade de participar da vivencia e se achar necessário,
poderá enviar arquivos, fotos e desenhos para iniciarmos uma diálogo.
Conhecer cada um para saber sobre suas aspirações e necessidades no tema
da construção de pistas ajudará a fazer
uma melhor preparação individual e grupal da Vivencia.
Voce receberá a ficha de inscrição e os dados para confirmação.
INSCRIÇÃO
Valor da inscrição para a vivencia - R$ 500,00* (quinhentos reais) que inclui materiais didaticos, o almoço e café da tarde do sabado
*O valor da estadia e alimentação não estão inclusos no valor da inscrição pois algumas pessoas poderão chegar na quarta feira ou antes e sair na segunda ou terça ou no dia que quiser e outras pessoas poderão somente chegar no sabado. Dessa forma estudaremos cada caso.
Informações sobre a estadia e alimentação no whats app +55 35 9924-6791 com Meire Bioni
https://pousadaalquimiamg.com.br/
2° passo –
Material de estudo preparatório para a Vivencia
Apostila resumida enviada em pdf para estudo preparatório a Vivencia e canal
aberto para tira duvidas prévio para qualquer esclarecimento.
PROGRAMAÇÃO:
A vivencia ocorrerá no sabado, dia 02 de setembro de 2023 e aqueles que puderem chegar alguns dias antes poderão participar da pre Vivencia que envolverá os serviços de preparação do banks e o manejo do papel.
Lembrando que a hospedagem e alimentação será no proprio local
https://pousadaalquimiamg.com.br/
Informações no whats app +55 35 9924-6791 com Meire Bioni
Abaixo segue algumas sugestões de periodo de permanencia de acordo com a possibilidade de cada um. Voce pode chegar antes de quinta, o dia que puder e sair depois de segunda se preferir e quiser aproveitar mais Aiuruoca e as belezas naturais desse lugar. Alem de tudo os preparativos da construção da pista não vai parar.
Observação: Para quem vier somente no sabado, chegar o mais cedo possivel, as 7 horas será bom.
Escolha a melhor forma para voce para ajustarmos valores de hospedagem e alimentação
Para quem puder ficar até domingo ou segunda faremos um passeio com visita ao sino da paz e cachoeira dos Garcias, um dos pontos mais lindos da região.
Um formato de sala de aula e ao mesmo tempo um atelier de
compartilhamento de conhecimento onde o ato de aprender e ensinar se funde em um
só movimento.
Acontecerá na forma pratica envolvida de conceitos teóricos.
No final de cada jornada uma roda de conversa e a sintonia com aquilo que mais importa em tudo o que estamos vivendo e fazendo.
PROPOSITO DA VIVENCIA:
Depois de 10 anos de pesquisa trazendo a bio contrução para as pistas de skate, um grande passo foi dado o ano passado com a construção do quarter pipe de papel no bowl do Ramon. Em janeiro deste ano, outro grande evento marca o caminho para a sustentabilidade nas pistas com a primeira transição da mini rampa do Daniel e da Dawn feita em terra e cimento,
Numa atitude de coragem, vamos agora fazer algo expressivo. Será banks todo feito em uma mistura com o elemento fundamental sendo o papel, em baixa espessura e sem aço, com os complementares cimento e areia.
A confirmação do desempenho dessa mistura em um composto que permitiu a diminuição expressiva no uso do cimento e a não utilização de malhas de aço nos faz acreditar que estamos nos caminho certo.
E a VIVENCIA EM CONSTRUÇÃO DE PISTAS se mantem no proposito de difundir as
técnicas construtivas para que todos possam ter acesso a este conhecimento e
chegar nos lugares onde mais necessitam.
Ela traz o conceito da construção para que possa cada um criar suas formas,
diante de sua realidade e das possibilidades do seu proprio local e dos
recursos disponiveis.
Reconhecer o surgimento de um problema nas diversas fases, planejamento,
projeto e execução, antecipando as ações para impedir que ele tome proporções
maiores e que sejam resolvidos de imediato.
Basta um pequeno calombo ou pequena deformação superficial que muitas
vezes é imperceptível quando se olha no geral para que isso possa ser
considerado um problema grave numa pista de skate.
São vários pequenos detalhes feitos de forma equivocada imperceptível ao
olhar geral mas que na realidade para quem anda de skate se torna um grande
incomodo. A vivencia trará para a discussão esses detalhes e as formas para
evitar esses equívocos.
Saber escolher os materiais corretos, fazer as misturas e traços e definir
equipamentos a serem utilizados.
Quando o aprendizado nos chega, desvela se um Universo de possibilidades
e assim construir pistas passa a ser uma grande alegria.
Nos sentimos escultores.
E uma coisa é certa: TODOS PODEM e não há limites, nem físico nem
qualquer outro que impeça alguém de aprender.
TEMA: “Alquimia, a transformação
dos elementos”
O papel entra como o elemento fundamental. Na sua simplicidade faz com
que o processo alquimico aconteça, transformando a mistura num composto
envolvido num universo de propriedades que se adequam ao uso no revestimento de
pistas de skate.
George Rotatori
Jorginho
INTRODUÇÃO:
Serão
abordadas as pistas feitas em concreto armado e que fazem parte do grupo de
pistas curvas, como as mini rampas, quarters, banks e bowls, que consideramos
essas as de maior complexidade executiva e uma vez que se conhece as técnicas para
esses tipos os outros se tornam mais simples.
A aula pratica
será fazer um trecho do banks que está sendo construído pela Vivencia desde a
primeira.
Durante a
Vivencia falaremos também sobre outras modalidades como o park e o street para exemplificarmos.
CONTEUDO:
•
Planejamento e design
• Detalhes
imprescindíveis para evitar erros e problemas na execução
• Construção
de ferramentas especiais para curvas e outros trechos
• Estrutura
•
Revestimento envolvendo ferramental específico e técnica construtiva
• Do projeto
ao acabamento e onde podem
aparecer problemas executivos e que comprometem na hora de andar de skate.
• Caminhos da
Bio construção em pistas de Skate
•
PLANEJAMENTO E DESIGN
Desenhar pistas
de skate é algo infinito de possibilidades, volumes e formas.
Mas para
desenharmos com liberdade precisamos inicialmente reconhecer ao máximo os
detalhes do que se pretende e ser skatista ou ter um skatista na equipe com
experiência em construção e projeto de pistas.
Claro que
mesmo a pessoa não sendo um skatista ou não andando de skate pode sim
participar da concepção de um projeto de uma pista. Muitas vezes a forma e a
estética pode chegar na frente da técnica. Mas logo, em um momento breve, esses
dois devem se encontrar. Tanto que será importante mesmo que atendendo a
questão técnica, a forma, a estética, a beleza e a funcionabilidade geral devem
caminhar juntos.
As pistas
podem ser publicas ou privadas, praças e parques, residenciais ou skateparks
com fins lucrativos ou não, para eventos de tamanhos diversos.
Devemos
lembrar que uma pista de skate é um mobiliário urbano. Ela gera interferência
onde implantada, criando volumes e formas.
Todos são
influenciados de alguma forma, inclusive os que por alí simplesmente passam.
• IMPLANTAÇÃO
Para
implantar uma pista de skate é preciso
reunir as informações relevantes do local e entorno e considerar amplamente
todos os detalhes.
• DEFINIÇÃO
DA ESTRUTURA DE APOIO
Quando se
trata principamente dos banks, bowls, parks e piscinas, poderão essas pistas serem escavadas, como na
maioria dos casos.
Podem também,
de acordo com as particularidades do local onde está sendo implantada, por
motivos diversos, serem construídas acima do nível do solo. Será preciso
analisar amplamente para escolher uma solução que seja a mais eficiente e
harmônica. Para esta segunda forma, acima do nível do solo, será necessário
criar estruturas de apoio.
Na maioria
dos casos as pistas escavadas são a melhores soluções para banks e bowls pois o
apoio já é a propria superfície escavada, desde que as características do
terreno possibilite essa ação.
Áreas de
street podem também serem estruturadas dessa forma, através da moldagem do solo
compactado.
• DRENAGEM
A drenagem
pode ser o ponto mais importante para definir a profundidade máxima de
escavação. Será necessário verificar qual caminho as aguas pluviais percorrerão
e qual o nível máximo possível de escavação.
O ralo é um
elemento importantíssimo que deve ser planejado para que possa não soltar ou
interferir quando o skate passar por sobre ele, não pode soltar parafusos e não pode ter elevações.
Observar a
possibilidade da drenagem ocorrer por gravidade e infiltração no solo, como em
mini rampas, street parks e até mesmo em banks e bowls semi abertos ou quando
construídos em terrenos em declive.
Se possível
planejar armazenamento para reuso das aguas de drenagem.
• DEFINIÇÃO
DA BORDA (COPING)
Coping block
(pedra) ou tubo de aço, geralmente são esses os tipos de borda.
Ocorre também
utilizar os dois num mesmo projeto.
O coping
block pode ser feito em fôrmas como pré moldados ou artesanalmente, fundidos no
próprio local de implantação.
O tubo de aço,
quando em trechos curvos, será calandrado,
geralmente fora da obra e montado in loco, soldado e fixado nas armaduras por
grapas.
Há diferenças
na hora de andar e na sensação que cada um causa. Esse
é um elemento de grande importância no projeto e deve ser planejado
criteriosamente.
• MESTRAS
E ARMADURAS
Depois da
escavação e da definição da borda, geralmente aplicamos o concreto magro que
ajuda no trabalho com as armaduras.
Mestra é o
limite estabelecido que divide os trechos de concretagem.
A mestra do
flete é feita em conjunto com a armadura da laje superficial, geralmente em
tela de aço soldada.
A partir da
técnica adotada optamos por um ferramental de auxilio para as etapas de
concretagem e acabamento.
As
ferramentas de corte de concreto curvo se apresentam como a mais simples e mais
eficiente, resultando em curvas perfeitas.
Sendo assim,
teremos duas mestras principais: a superior que é na região do coping e a
inferior que é no flete e que definem os denominados “panos de concretagem”.
A mestra superior,
nos trechos de coping de tubo de aço, o próprio coping já é a mestra.
Nos trechos
de coping block a mestra superior será a base para o assentamento do coping
block.
A mestra
inferior delimita a curva do flete (parte plana inferior). Uma boa opção é ser
confeccionada com barra de ferro maleável, que permite desenhos variados
orgânicos e por ser flexível faz todo tipo de curva, simplificando o trabalho e
não perdem resistência e formato com o passar dos dias, como no caso de laminados
de madeira que podem deformar-se, abrir as laminas e perder a estrutura e
formato se expostos por tempo prolongado.
• FERRAMENTAS
Para cada
fase uma ferramenta:
Na escavação
tanto a mecânica quanto a manual, são
utilizadas ferramentas curvas para conferir e aprimorar a superfície a ser
moldada, permitindo um trabalho fino com perfeição.
Quanto mais
bem feito este trabalho melhor o desempenho geral, menor consumo de concreto e
melhores condições de aplicação do concreto otimizando todo o processo.
Assim que
lançado e espalhado o concreto no pano de concretagem, é utilizada uma
ferramenta curva, executada com critério, para auxiliar no cortar e sarrafeamento. É
esta ferramenta que define a curva e a perfeição dos trabalhos, por isso, esta
etapa é considerada de importância elevada.
Nesta etapa
surgem frisos e estes devem ser eliminados com auxilio de rodos de
regularização e desempenadeiras de plástico ou madeira, previamente à
desempenadeira de aço que fará o alisamento final.
Perceber os
vários momentos e compreender o comportamento dos materiais nos permitirá
preparar tipos variados de ferramentas para as diversas situações e fases,
côncavos, convexos (cotovelos), trechos retos, intersecções que exijam ser
feitas a “mão livre”..
Para o
alisamento final de uma curva, por exemplo num banks ou bowl, é utilizada a desempenadeira de aço com as
bordas arredondadas. Formatos, tamanhos, flexibilidade e rigidez da ferramenta
são determinados e escolhidos de acordo com cada momento.
• ACABAMENTO:
MATERIAIS, TECNICAS, FERRAMENTAS, DIMENSIONAMENTO DE EQUIPE
Dimensionar
uma equipe é reconhecer o tempo que temos disponível para fazer o trabalho, o
tamanho da pista e a complexidade do projeto.
Será
necessário qualificar a equipe através de treinos e ensaios que antecedem a
concretagem e assim reconhecendo a capacidade de cada um para determinar o
campo de atuação e dessa forma ter um melhor direcionamento para cada
componente.
Será
imprescindível ter na equipe de revestimento pessoas que sabem fazer um bom
acabamento em pistas e já terem vivido esse processo.
Importante
ter internalizado a percepção do tempo e
do conhecimento do comportamento dos
materiais.
Sempre se inicia uma concretagem nas horas iniciais da manhã.
Necessario planejar os panos de concretagem e realizar um cronograma para
melhor organização do processo geral.
As intempéries determinam a preparação do ambiente: frio excessivo,
calor excessivo, neve, chuvas. Para cada
caso haverá uma necessidade especial que devemos dar atenção redobrada para
prever estruturas auxiliares.
A bio construção será um tema de importância levantado nesta aula e será
exposto um texto falando sobre os caminhos da Bio construção em pistas de
Skate, este é um assunto tratado de forma muito especial e com uma importância
vital nos dias de hoje.
Estamos preparando uma vivencia especial que será a Vivencia em Bio
construção de pistas de Skate.
Abaixo o resumo
do que deve ser observado e preparado para o inicio dos trabalhos de
revestimento.
Como planejar
os trechos de concretagem
Planejamento
do ambiente de trabalho, equipamentos a serem utilizados e fluxo de
movimentação, assim como os acessórios necessários.
Definição do
traço.
Definição e
preparação das ferramentas de pre alisamento e de alisamento final,
Concreto
usinado ou virado na obra.
Lançamento
manual ou via projeção
Dimensionamento
e qualificação da equipe.
• REVESTIMENTO FINAL, A PELE DA PISTA
A vivencia acontecerá em um dia de concretagem, demonstrando e comentando sobre os eventos
que podem ocorrer ao longo dos trabalhos e como lidar com os eventos que
ocorrem naturalmente para que eles não comprometam a qualidade e resistencia,
como por exemplo as chuvas, excesso de calor ou frio que inclusive podem interferir
no tempo de cada etapa.
São muitas
atividades ocorrendo simultaneamente: a preparação do concreto, a movimentação,
o lançamento, nivelamento, corte, pre alisamento e alisamento final e quanto
mais planejado e organizado todo o processo, menor possibilidade de ocorrerem
eventualidades que possam atrapalhar e comprometer a qualidade dos trabalhos,
evitando acidentes inclusive.
E ainda nesta
aula será falado sobre o tratamento da cura úmida do concreto até atingir as
resistências máximas.
Durante a pratica estará aberto para perguntas e comentarios e em seguida ocorrerão a roda
de encerramento.
Yeaaaah
Nos vemos em
Aiuruoca, nos vemos na Alquimia!
George Rotatori Jorginho